Um novo exame de sangue, desenvolvido por médicos britânicos, pode reduzir o número de pessoas internadas em hospitais com suspeita de ataque cardíaco. O teste mede os níveis de troponina, uma substância química liberada pelo músculo cardíaco danificado. A avaliação é feita quando os pacientes chegam ao hospital e, novamente, 12 horas depois. Aqueles que apresentam níveis baixos de troponina podem ser liberados.


Segundo os médicos, o exame reduz o estresse para os pacientes, além de gerar economia para a Saúde e aliviar o fluxo nas enfermarias.
Estima- se que cerca de um milhão de pessoas buscam atendimento no Reino Unido com dor torácica todos os anos, sendo que a maioria recebe alta após uma longa e ansiosa estadia no hospital.
80% VOLTARAM PARA CASA.


O procedimento foi testado em 6.304 pessoas e, segundo uma pesquisa publicada na “Lancet”, tem eficácia de 99,6%. De acordo com a Fundação Britânica de Saúde, o exame proporciona respostas rápidas sem afetar a segurança dos pacientes.


O estudo foi conduzido pela Universidade de Edinburgh, e os testes ocorreram em hospitais escoceses e americanos. Os resultados mostraram que dois terços dos pacientes poderiam ser diagnosticados mais rapidamente que o normal.


Um dos pesquisadores, o médico Atul Anand, disse à “BBC” que as respostas ao procedimento foram animadoras:
— Entre os pacientes que chegavam às enfermarias de clínica médica com dor torácica, 80% voltavam para casa 12 horas depois.
Segundo ele, o teste pode custar de menos de dez libras aos hospitais, embora nem todos já tenham os suportes necessários para fazê- lo.

 

Fonte: Abradilan